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Title: Prática docente no campo da iniciação musical em Maputo: por uma interface do lúdico com a música numa escola de ensino privado em Maputo
Authors: Zimbico, Octávio José
Lichuge, Eduardo
Pacho, Loidi Eunice Silva de Freitas
Keywords: Prática docente
Lúdico
Iniciação musical
Música na infância
Ludic
Musical initiation
Teaching practice
Music in childhood
Issue Date: 30-Jun-2024
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: Esta tese resulta da pesquisa realizada numa escola de ensino privado, em Maputo, e visa compreender a prática pedagógica dos docentes, em exercício, e graduados entre 2010 a 2019, no Curso de Licenciatura em Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Este estudo assenta na teoria sóciointeracionista de Vygotsky. O recurso à teoria sóciointeracionista explica-se porque o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interacções sociais e condições de vida e acreditamos que o conhecimento é fruto de uma construção e de que o ser humano constitui-se como sujeito na sua relação com o outro, na sua relação social e sua cultura caracteriza a brincadeira pela regra, imaginação e imitação, envolvendo os processos de socialização e descoberta do mundo. Como procedimento metodológico, usamos a abordagem Quali- quantitativa (mista) que, de acordo com Zapeline (2013) preocupa-se em aprofundar o fenómeno questionando sobre porquê determinado evento acontece e como acontece, pois busca dados de opiniões e percepções para quantificá-los. Como técnica de recolha de dados, optamos por entrevista aberta, questionário e observação. A amostra é constituída por 40 docentes de música e os resultados desta pesquisa mostra-nos que a aplicação do lúdico no processo de ensino e aprendizagem é feita recorrendo-se a jogos, actividades musicais, brincadeiras e canções, seja de um repertório de actividades didácticas pedagógicas, cívicas, recreativas ou não. Encontramos jogos, em que o destaque vai para prática de futebol, neca, pula corda, para os momentos de recreação, porém, para o uso de materiais recicláveis, estas actividades vão para a composição de instrumentos tradicionais de percussão moçambicanos, ou instrumental Orff entre outras actividades relacionadas aos jogos que direccionam ao ensino da Música. Outro elemento não menos importante, relaciona-se com a tentativa de introdução de instrumentos digitais no ensino da música, o que permite a leitura e interpretação de pautas e solfejo rítmico que já ocorrem na Escola de Ensino Privado em Maputo, e que, num futuro próximo, poderá alcançar mais instituições de ensino privado ou público para o ensino da Música
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1095
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